.
No passado dia 10 de outubro pelas 21:30, realizou-se a celebração e cerimónia de Tomada de Posse da Junta do Núcleo Cego do Maio. A cerimónia decorreu no Santuário da Senhora da Saúde de Laúndos, Póvoa de Varzim, contando com a presença do Arcipreste do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, representantes dos Municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, do Chefe Nacional Ivo Faria, do Chefe Nacional Adjunto Paulo Pinto, da Chefe Regional de Braga Catarina Miranda, do Chefe Regional Adjunto Alexandre Novais, da Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional de Braga Isabel Valentim, antigos Chefes do Núcleo Cego do Maio, representante do Núcleo Padre Fonte da Fraternidade Nuno Álvares, representantes dos Núcleos da Região de Braga e de vários Agrupamentos do Núcleo Cego do Maio.
A tomada de posse foi antecedida de uma Eucaristia presidida pelo Assistente de Núcleo Pe. Fernando Torres e do Arcipreste Pe. Manuel Neiva Casado. Na homilia o Pe. Fernando propôs uma reflexão a partir do Evangelho sobre o tema do banquete e da oração de bênção das insígnias da equipa.
Após a Eucaristia, o Presidente da Mesa do Conselho de Núcleo, José Ferreira, deu início ao ato da tomada de posse com uma primeira saudação aos presentes. Antes da tomada de posse da nova equipa, o Chefe de Núcleo cessante, José Maria, proferiu uma última mensagem. O Chefe José Maria recorreu várias vezes a imagem do tripé representando os três concelhos que formam o Núcleo (Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende) e os três eixos que guiaram a sua vida: a família, o trabalho e o CNE, sempre com o vértice virado para Deus. Neste último ato enquanto Chefe de Núcleo apresentou um agradecimento emocionado a todos os que ao longo dos seus três mandatos, entre 2011 e 2020, fizeram parte das diferentes equipas e apoiaram as atividades do Núcleo.
Seguiu-se a leitura da ata do apuramento dos resultados eleitorais pelo representante e vogal da Comissão Eleitoral de Núcleo António Pentieiros e a tomada de posse dos diferentes membros da Junta de Núcleo com o seu compromisso solene, assinatura do auto e entrega das insígnias. José Filipe Pinheiro proferiu então o seu primeiro discurso, enquanto Chefe de Núcleo, agradecendo a todos os seus antecessores e suas equipas, apresentando alguns dos desafios, eixos e temas para o próximo triénio como o centenário do CNE ou a valorização do jovem, estruturas locais (Agrupamentos) e da sua ação nas comunidades e paróquias.
A cerimónia terminou com as palavras de Catarina Miranda, Chefe Regional de Braga, e Ivo Faria, Chefe Nacional, que destacaram a história e papel do Núcleo Cego do Maio, um dos primeiros núcleos da Região de Braga e do CNE e berço do primeiro agrupamento de escuteiros marítimos, em diferentes atividades regionais e nacionais e na promoção do Escutismo nos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende. A Chefe Regional e o Chefe Nacional recordaram e agradeceram o trabalho das equipas anteriores reforçando a importância e disponibilidade para colaborar e apoiar a nova Junta de Núcleo nos seus vários projetos e desafios.
Nas diferentes intervenções proferidas seriam retomadas várias vezes as palavras e ideias de Carlo Acutis, modelo de vida proposto pelo CNE para o ano escutista 2020/2021 e cuja beatificação ocorreu no dia da tomada de posse, e do Papa Francisco na sua última encíclica Fratelli Tutti, em português “Todos Irmãos”.
A nova Junta do Núcleo Cego do Maio para o triénio 2020-2023 é liderada por José Filipe Pinheiro e constituída pelo Chefe de Núcleo Adjunto Rui Viana, a Secretária para a Gestão Zulmira Rodrigues, o Secretário para a Animação e Formação de Adultos Nuno Gueiral, o Secretário para o Programa Educativo Mário Lopes, a Secretária para o Plano e Desenvolvimento Olinda Silva e o Assistente de Núcleo Padre Fernando Torres, que foi reconduzido no cargo. Com o lema “Juntos” a Junta do Núcleo propõe para os próximos três anos “SER+”, “AGIR+” e “SABER+”.
2020/12.out.
Podes visualizar o albúm
Última modificação: 22/03/2024