No passado dia 15 de outubro, o Agrupamento 1072-Rates celebrou as suas bodas de prata assinalando os 25 anos da sua fundação. De facto, foi nesse dia de 1995 que o Agrupamento de Rates nasceu fruto da ação do primeiro Chefe de Agrupamento Albino Marque Correia e do Assistente de Agrupamento Padre Manuel Sá Ribeiro. Durante a manhã do dia 15 de outubro centenas de escuteiros rumaram à vila românica para um dia de festa com desfiles de fanfarras, as primeiras promessas do Agrupamento e um grande convívio escutista. Testemunharam a fundação e promessas dos primeiros dos escuteiros de Rates (18 lobitos, 40 exploradores e 7 dirigentes) o Chefe Nacional Adjunto Manuel Tomás Silva, o Chefe Regional de Braga Jaime Pereira, o Chefe de Núcleo Jacinto Rui e o Assistente de Núcleo Padre Manuel Fonte.A primeira sede do Agrupamento seria na Escola de Camões passando depois para as singulares instalações no antigo apeadeiro da CP, onde permanece atualmente. Participando em diferentes atividades da paróquia e do Núcleo, o Agrupamento de Rates celebraria no ano 2000 o seu 5º aniversário, Ano de Jubileu e de importante renovação do Agrupamento.
Em 2006, aquando do 80º aniversário do Núcleo Cego do Maio, o Agrupamento 1072 apresentava-se em O Cantil, antiga publicação do Núcleo, deste modo: “O Agrupamento tem dado boas provas, a nosso ver, de que está vivo: não dá nas vistas, não!… É discreto e caminha celebrando a fé: no ministério da Natureza, no ministério do ser humano e no grande mistério de Deus. Aos nossos escuteiros desafiamos dizendo: “Impele a tua própria canoa, e não contes que outros te remem o barco”, tal como B.P. propõe no seu livro A Caminho do Triunfo”.
Em setembro de 2016, a partida para o Eterno Acampamento do Chefe Albino Correia, fundador do Agrupamento de Rates, enlutou o Agrupamento e o Núcleo. A figura do Chefe Albino, que ao longo da sua vida foi membro ativo da paróquia de Rates, do Arciprestado e do Núcleo como dirigente, diácono ou professor de EMRC, deixaria um testemunho de serviço ao Escutismo, aos jovens e à Igreja.
O seu exemplo e memória marcariam muitos dirigente e escuteiros do Agrupamento 1072-Rates e do Núcleo Cego do Maio. Neste ano, em que o Agrupamento celebra o seu 25º aniversário, o contexto diferente impediu a realização das desejadas celebrações com toda a comunidade e irmãos escutas. No entanto, o Agrupamento 1072-Rates prestou, através dos seus dirigentes, uma simples e sentida homenagem ao seu fundador Chefe Albino Correia durante a manhã de hoje, 17 de outubro.
Assistam agora a um resumo do dia da Fundação!
Última modificação: 19/10/2020