Cego do Maio, para sempre connosco!

Há 141 anos, falecia o Herói poveiro!

199

José Rodrigues Maio nasceu a 8 de outubro de 1817, na rua dos Ferreiros, e faleceu, em sua casa, na rua da Areia (atual rua de 31 de janeiro), a 13 de novembro de 1884, aos 67 anos de idade. O “Tio Maio” ou “pescador Maio” ficou famoso pelos seus atos heroicos, pelas suas corajosas ações como salva-vidas, símbolo de bravura e generosidade na comunidade.

Os seus atos heroicos foram reconhecidos e valorizados ainda durante a sua vida, com cinco medalhas de prata, três de ouro e uma de alumínio, que se encontram expostas no Museu Municipal da Póvoa de Varzim. 

Nesta altura, o porto da Póvoa era um lugar muito perigoso e as condecorações do Cego do Maio serviam para dar mais força aos poveiros na sua luta pela construção de um porto de abrigo para as embarcações de pesca. Foi ele o precursor do atual Instituto de Socorros a Náufragos que hoje conhecemos e respeitamos. 

A 29 de agosto de 1909 foi inaugurado, no antigo largo do conselheiro Campos Henriques (em frente ao Casino da Póvoa) um monumento em sua homenagem, que em 1928 foi deslocado para o local onde hoje se encontra (Passeio Alegre). E assim, o herói Maio “olha, ainda hoje, feito estátua de bronze num altivo pedestal, o horizonte da enseada a partir da qual, durante séculos, os poveiros, com a sua miríade de lanchas do alto e catraias da costa, construíram uma imagem de intrépidos pescadores.”

Saibamos, imitidando-O, eternizá-lo. Ala-Arriba, pelo nosso Patrono!

Cego do Maio – O Anjo da Salvação – Booklet

Última modificação: 18/11/2025

Os comentários estão fechados.