Sistema de Progresso – Revisão

Cadernos de Pista e Ferramentas disponíveis!

A Secretaria Nacional Pedagógica informa – Circular 19-19-SNP, de 17 de outubro de 2019 – que a Junta Central sentiu a necessidade de revisitar a mecânica do Sistema de Progresso da Associação, tendo por base a Política Mundial do Programa Educativo, que recomenda que devem ser realizadas revisões regulares internas (a cada 3-5 anos) para permitir ajustes periódicos ao Programa Educativo. (ver World Scout Youth Programme Policy, pág. 15).

Esta revisão tem na sua génese:

  • A avaliação intercalar da implementação do Programa Educativo realizada em 2014/2015 através do Jogo Visão 360 e de um inquérito a candidatos a dirigentes e dirigentes;
  • Os comités pedagógicos realizados em 2017 e 2018 cujo tema abordado foi, essencialmente, a aplicação do Sistema de Progresso;
  • O comité pedagógico de fevereiro de 2018 onde, com a colaboração e aprovação de todos os presentes, se traçaram, na sua maioria, as linhas gerais apresentadas nesta proposta;
  • O feedback dos dirigentes que trabalham nos Agrupamentos sobre a sua dificuldade de aplicação.

e pretende:

  • Mais do que alterar o Sistema de Progresso vigente, adequar a sua aplicação e torná-lo exequível;
  • Usar uma linguagem mais simples e esquemática, percetível tanto a escuteiros como aos elementos das equipas de animação;
  • Dar ênfase à complementaridade entre o Progresso Pessoal e as restantes 7 maravilhas do método escutista;
  • Fornecer ferramentas de trabalho para as equipas de animação implementarem o Sistema de Progresso nos Agrupamentos.
  • Clarificar alguns passos da mecânica já existentes, de modo a unificar a aplicação do Sistema de Progresso, respeitando a especificidade da realidade local.

No Conselho Nacional de Representantes de março de 2019, foi apresentada a revisão e, a partir desse momento, começaram a ser produzidos todos os documentos necessários para a sua implementação no ano escutista de 2019/2020. As sessões de disseminação irão decorrer nas Regiões nos próximos meses, aprofundando os conteúdos apresentados nos documentos e esclarecendo as dúvidas que existirem.

Os documentos, nesta 1ª fase, só existirão em formato digital, sendo posteriormente incluídos nas próximas edições dos respetivos livros (Manual do Dirigente, Programa Educativo e Cadernos das secções). De salientar que o conteúdo dos Cadernos de Pista se encontra definido, mas que os mesmos ainda estão sujeitos a melhoramentos neste ano escutista. Se tiverem sugestões de melhoramento podem enviar um e-mail para pe@escutismo.pt durante o ano escutista 2019/2020.

No Conselho Nacional de Representantes de março de 2019, foi apresentada a revisão e, a partir desse momento, começaram a ser produzidos todos os documentos necessários para a sua implementação no ano escutista de 2019/2020. As sessões de disseminação, vão decorrer nas Regiões nos próximos meses, aprofundando os conteúdos apresentados nos documentos e esclarecendo as dúvidas que existirem.

Convidamos todos os Chs. de Unidade, a reservar o sábado 14 de março, para que possam participar na atividade pedagógica, em desenvolvimento pela Secretaria Regional Pedagógica, prevista para o nosso Núcleo e Núcleo de Famalicão. Nesse dia, vamos descobrir e jogar, a nova Pista de Progresso!

Todos os documentos podem ser consultados, no pack disponibilizado na netwebrafia da SPedagógica.

Última modificação: 30/11/2019

Os comentários estão fechados.