Luz da Paz de Belém-2020, Chegou ao nosso Núcleo!

Luz símbolo de Paz e União

922

No passado dia 18 de dezembro 2020, pelas 21h30, a Luz da Paz de Belém chegou ao Núcleo Cego do Maio, após a partilha nacional e regional realizadas nos dias 13, em Vila Real, e 15, em Fafe, respetivamente.

Foi na Igreja de Outeiro Maior, concelho de Vila do Conde, e numa cerimónia divulgada em direto na página Facebook do Núcleo que escuteiros e comunidades puderam acompanhar a Partilha presidida pelo Assistente de Núcleo, Padre Fernando Torres.

No início da cerimónia, a Inês Faria, responsável pela área Internacional, recapitulou a história e contexto particular que marca o tema e a dinâmica deste ano da Luz da Paz de Belém. Seguiram-se os diferentes momentos da leitura da Palavra de Deus. Após a proclamação do Evangelho, o Padre Fernando desenvolveu uma partilha e reflexão em torno do papel e símbolo da Luz nas diferentes sociedades e culturas. A partir de várias referências religiosas, históricas e culturais destacou-se a importância e força da Luz como “primeira criação de Deus” pondo fim às trevas. Luz como sinal do encontro com Jesus que chega às casas e ilumina o coração de cada um.

Terminada a reflexão sobre a Palavra de Deus, o Chefe Rui Viana introduziu o momento da partilha da Luz com uma breve referência ao desafio atual e a importância de, com segurança, levar a mesma a todos. De seguida, o Chefe de Núcleo recebeu, em nome do Núcleo Cego do Maio, a Luz da Paz de Belém que foi depois partilhada com os representantes dos três concelhos do Núcleo: Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende. A Luz foi igualmente partilhada com representantes de Agrupamentos presentes na cerimónia.

Realizada a partilha da Luz de Belém, o Chefe de Núcleo dirigiu algumas palavras aos presentes e aos que acompanhavam a cerimónia pelas redes sociais. Após alguns agradecimentos pela dinamização e organização da iniciativa no Núcleo, o Chefe José Filipe desafiou os escuteiros a acolherem e partilharem a Luz da Paz de Belém, testemunhando a fraternidade entre irmãos, apesar das várias limitações e regras de segurança. Terminou a sua mensagem apresentando os votos de um Feliz Natal, um Ano 2021 “de saúde, alegria e progressão” e reforçando novamente o desafio de partilhar a Luz da Paz de Belém.

O Padre Fernando terminou a celebração desejando que todos levassem a Luz “que é o próprio Cristo, que quer entrar nas nossas casas, nas nossas vidas e iluminar” e concedendo a todos a bênção. Assim, a partir de Outeiro Maior a Luz da Paz de Belém seguiu para os diferentes concelhos do Núcleo. Nos próximos dias e semana a Luz de Belém continuará a ser celebrada e partilhada nos Agrupamentos e comunidades do Núcleo Cego do Maio. Para que esta “Luz símbolo de Paz e União” nunca se apague e chegue às casas, onde na noite de Natal será sinal da presença do Deus Menino.

Agora é chegada a tua vez de partilhares com os teus amigos e familiares para que descubram o siginificado da Luz.

aqui a fotogaleria.

Última modificação: 23/03/2021