Workshop Internacional em casa

Atividades internacionais em casa

1106

🌍⚜️ WORKSHOP INTERNACIONAL⚜️🌍

No passado dia 18 de fevereiro decorreu, via Zoom, a primeira sessão do Workshop de Atividades Internacionais em Casa, organizado pelo Departamento Internacional do Núcleo Cego do Maio. O primeiro encontro contou com cerca de 30 participantes de diferentes Agrupamentos do Núcleo e inclusive alguns provenientes de outras regiões.

A sessão teve como oradores Joaquim Freitas, ex-Chefe Nacional Adjunto e atualmente membro do Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista; Paulo Pinto, Chefe Nacional Adjunto do CNE, e Ricardo Matos, Secretário Internacional do CNE. Convidados que partilharam as suas experiências pessoais e institucionais em atividades escutistas internacionais.

Este primeiro encontro foi assim marcado pela discussão em torno da dimensão internacional do Escutismo e a sua importância. Os participantes puderam partilhar um pouco das suas experiências internacionais, escutistas e não escutista, e descobrir mais sobre a  riqueza de oportunidades existentes e também sobre a realidade internacional do movimento. Destacou-se igualmente o interesse e importante contributo de escuteiros e contingentes portugueses em atividades internacionais, promovendo a visibilidade e partilha do escutismo português.

Devido ao atual contexto e o próprio tema do Workshop destacaram-se as atividades internacionais que podem ser dinamizadas localmente e a partir de casa, sem ser necessário sair do país. Oportunidades que já existiam anteriormente e permitem descobrir e aprofundar a dimensão internacional do movimento escutista e a riqueza de novas realidades/culturas através de jogos, desafios e tarefas específicas.

Iniciativas como a Insígnia da Lusofonia ou a dinâmica do Dia do Fundador 2021 referidas pelo Secretário Internacional do CNE. Ricardo Matos destacaria ainda a importância de uma boa preparação para a realização de atividade internacionais, seja em Portugal ou no estrangeiro, e da sua respetiva articulação com a Secretaria Internacional, responsável por gerir os contactos com outras associações e acompanhar as atividades de contingentes do CNE.

A sessão terminaria com as palavras do Chefe de Núcleo que agradeceu aos oradores e participantes, do Núcleo e de fora, a sua presença e interesse por esta oportunidade, as atividades internacionais em casa, para continuar a promover o crescimento e autonomia dos jovens.

O Workshop de Atividades Internacionais em Casa continuará no próximo dia 4 de março para uma segunda e última sessão, que se pretende mais prática e com trabalho em equipas para a preparação de uma atividade internacional em casa. 

Ex-Chefe Nacional Adjunto e atual Membro do Comité Europeu da WOSM
Ricardo Matos, Secretário Internacional
Chefe Nacional Adjunto

Escutismo #CNERegiãoDeBraga #EscutismoCegoDoMaio #Juntos #WorkshopInternacional #EscutismoEmCasa

Última modificação: 22/02/2021